Situada numa das encostas da serra Amarela, virada ao vale do rio Homem, Brufe é uma pitoresca aldeia de montanha, muito bem preservada, onde vale a pena gastar algum tempo. Uma incursão pelos arruamentos do lugar permite conhecer algum do seu património construído, com destaque para as casas de paredes de granito e construções associadas à atividade agrícola, como os espigueiros e os muros de pedra que ladeiam os caminhos agrícolas. Na sua envolvente estende-se a veiga agrícola, com pequenos campos de cultivo e de pasto, dispostos em socalcos, que alternam com núcleos de pequenos bosquetes de folhosas.
Foi das primeiras aldeias da região a preparar-se para receber turistas, quando, nos anos 90 do século passado, iniciou um virtuoso projeto de recuperação do edificado para alojamento de Turismo no Espaço Rural. Na aldeia os visitantes podem ainda usufruir de uma boa gastronomia, mas sobretudo de uma paisagem memorável.
Acredita-se que a origem do seu nome vem de Berulfi, que significa lobo, o animal selvagem que está culturalmente ligado a estas comunidades de montanha.