Cabril, lugar da Vila

Cabril, Montalegre

O lugar da Vila, em Cabril, localiza-se na cota dos 300 metros de altitude, na encosta da margem esquerda da ribeira de Cabril, beneficiando de um microclima (boa exposição solar e humidade proporcionada pelo rio e pela albufeira de Salamonde). É por isso uma das poucas terras do Barroso e do Parque Nacional da Peneda-Gerês com condições favoráveis à cultura de frutas, azeite e vinho. Mas Cabril é, ou foi, sobretudo terra de pastores e vezeiras, onde permanecem enraizadas as práticas comunitárias relacionadas com a lide do gado caprino e bovino. Aliás, o nome Cabril está precisamente relacionado com a criação de cabras, uma atividade que outrora era praticada quase em exclusividade.
Terra de gente acolhedora, Cabril despertou também para as oportunidades relacionadas com o turismo, facto que tem vindo a contribuir para a revitalização do património construído, sobretudo de antigas casas e outras construções que são recuperadas e adaptadas para alojamento turístico.
Em Cabril destaca-se a envolvente paisagística, marcada pelo mosaico de lameiros e campos agrícolas, o plano de água da albufeira de Salamonde e pelos maciços graníticos da serra do Gerês. É muito agradável um passeio pelas ruas do lugar para apreciar a arquitetura das casas rurais, a Igreja de S. Lourenço e o largo onde se erguem o cruzeiro, a fonte e o lavadouro comunitário.

COMO CHEGAR >

PLANEIE A SUA VISITA
CRIAR ROTEIRO

Love & share Gerês: