Nesta etapa vamos caminhar desde a aldeia de Brufe até Campo do Gerês, passando por lugares de Carvalheira, pelo Bom Jesus das Mós, e tendo como cenário principal o vale do rio Homem e o plano de água da albufeira de Vilarinho das Furnas. São cerca de 11 quilómetros, onde faremos a passagem da serra Amarela para a serra do Gerês, separadas pelo rio Homem.

Esteja atento às marcas e à sinalização vertical da GR50, pois vão surgir vários cruzamentos e bifurcações ao longo da etapa, bem como outros percursos marcados. Os equipamentos de sinalização vertical da GR50 estão identificados e, nesta etapa, encontram-se numerados de 11.1 a 11.55 (chapa afixada no poste da placa direcional/ informativa ou balizas de marcas direcionais com código numérico). Siga sempre as marcas da GR 50 e as placas que indicam a direção “Campo do Gerês”.

O percurso inicia na estrada municipal que atravessa a aldeia de Brufe, junto ao painel de informação da GR50. Segue por estrada cerca de um quilómetro, desviando à direita para o miradouro de Brufe. A partir daqui, a rota segue um caminho carreteiro até cruzar o rio Homem, na ponte medieval.

Junto à ponte medieval encontra-se uma pequena área de merendas, ideal para fazer uma pausa e recuperar forças antes de subirmos a Quintão. Depois de passar a ponte, subimos ao estradão que se encontra a escassos metros e tomamos a nossa direita, atravessando um bosquete de folhosas, até que apanhamos o caminho empedrado que nos encaminha para a aldeia. Logo que surge o primeiro aglomerado de casas, tomamos o caminho à esquerda, por entre as habitações, e dali entraremos num trilho que percorre uma mancha florestal, até apanharmos a estrada asfaltada que nos leva ao Senhor do Bom Jesus das Mós, um lugar santo, de grande devoção local. Do alto do monumento do Bom Jesus das Mós, obtém-se uma leitura ampla da paisagem envolvente, sendo possível avistar a Fraga da Calcedónia e a Fraga do Tonel, na serra do Gerês (SE), o Alto da Louriça, na serra Amarela (NE), e o vale do rio Homem (poente).

Continuamos o caminho pela estrada asfaltada até encontrar, cerca de 900 metros depois, indicação da direção para Campo do Gerês. Aqui, apanhamos um estradão em terra batida, de acesso a explorações agropecuárias, e, a seguir, continuamos por um fantástico trilho, que nos revela novamente o vale do rio Homem e a belíssima imagem do plano de água da albufeira de Vilarinho das Furnas, terminando no paredão da barragem. A partir da barragem, continuamos em frente cerca de 500 metros pela estrada asfaltada, passando junto ao Centro de Interpretação e Informação de Vilarinho da Furna, para depois virar à direita, seguindo um antigo caminho que atravessa uma zona de carvalhal, que nos colocará num dos arruamentos (Rua da Geira) de acesso à aldeia de Campo do Gerês. Não deixe de visitar a aldeia, de forte cariz comunitário, onde poderá também ter acesso a alguns serviços básicos e turísticos.

Saímos da aldeia pela Rua dos Carreiros, sobranceira à Veiga de S. João do Campo, e continuamos depois pelo caminho principal que nos levará à Porta do Campo do Gerês, um espaço de informação turística e de exposição etnográfica, que integra também o Museu da Geira (Via Romana XVIII).

COMO CHEGAR >
O que visitar
Serviços
Alertas
Selecionar todos
Informação da Rota
icon-o-que-visitar O que visitar
icon-serviços Serviços
icon-alertas Alertas
Selecionar todos

Sugestões de visita

O QUE VISITAR

ONDE DORMIR

SABOREAR

PLANEIE A SUA VISITA
CRIAR ROTEIRO

Love & share Gerês: