A etapa tem início na Porta de Lamas de Mouro, concelho de Melgaço, percorrendo um pouco mais de 8 km até ao lugar da Peneda, já no concelho de Arcos de Valdevez. Durante a caminhada, esteja atento às marcas e placas de sinalização da GR50 – Peneda-Gerês. O percurso desenvolve-se muito próximo e paralelo à estrada municipal que liga Lamas de Mouro à Peneda, cruzando-a várias vezes, sendo a sua orientação muito fácil.
Partindo do painel de início de etapa, junto à Porta de Lamas de Mouro, o percurso cruza a estrada e atravessa o rio Mouro, pelo passadiço, em direção à antiga Casa de Guarda Florestal, que foi, entretanto, recuperada. Segue depois para sul (viragem à esquerda), passando junto à área de merendas e percorrendo o interior de um fantástico bosque de floresta mista, que acompanha o percurso do rio Mouro praticamente até à sua nascente, junto à Portela do Lagarto. Depois de passar a Casa Florestal de Bico de Pássaro, o percurso inicia a subida para a Portela do Lagarto, onde a rota atinge o seu ponto mais alto (1000 metros). Nesta ascensão, podemos ver ainda preservada parte da calçada original do antigo caminho que liga Lamas de Mouro à Senhora da Peneda.
Na Portela do Lagarto encontramos novamente a estrada. Virando à direita, na direção da Peneda, percorre-se cerca de 300 metros e entramos num caminho à esquerda que nos leva ao interior do carvalhal de Tieiras. A partir daqui a rota encaminha-se para o fundo do vale, de perfil bastante retilíneo, acompanhando o rio de Tieiras e, mais à frente, o rio da Peneda.
Depois de percorrer cerca de um quilómetro pelo carvalhal de Tieiras, o percurso atravessa novamente a estrada municipal, passa a ponte sobre o rio de Tieiras, percorre a zona de bosque junto a uma antiga casa florestal e, cerca de dois quilómetros depois, encontra novamente a estrada municipal, cruzando-a outra vez, na ponte sobre o rio da Peneda. Restam cerca de dois quilómetros para o final da etapa. Logo depois de passar a ponte, viramos à direita e entramos num caminho estreito que dá acesso aos pequenos campos agrícolas, instalados nas margens do rio. Mais à frente irá passar um pequeno pontilhão que se lança sobre o rio da Peneda, num local soberbo para se refrescar, se o tempo assim o permitir. Prossiga sempre para sul, acompanhando o rio. Nesta fase do percurso irá saltando da estrada municipal para os caminhos agrícolas, permitindo apreciar o mosaico agrícola do vale da Peneda.
O final da etapa faz-se pela estrada municipal, terminando cerca de 200 metros antes do Santuário de Nossa Senhora da Peneda. Aproveite para o visitar.