Miradouro de Castro Laboreiro

Castro Laboreiro, Melgaço

Deste miradouro abre-se uma perspetiva panorâmica sobre o vale do Laboreiro e a serra da Peneda. No fundo do vale podem identificar-se várias inverneiras, as da margem direita do rio, rodeadas de lameiros e bosques de carvalho. Do local tem-se uma perfeita noção da diferença da altitude a que se encontram as inverneiras (entre os 750 e os 850 metros), em relação à Vila (lugar fixo, a 950 metros de altitude) e, sobretudo, em relação às brandas, localizadas a Norte deste miradouro, a uma altitude compreendida entre os 1000 e os 1200 metros. . É também um ponto estratégico para tentar identificar os picos montanhosos erguem entre os vales do Laboreiro e do rio da Peneda.

Do lado Este do miradouro destaca-se um grande afloramento rochoso, onde se instalou o Castelo de Castro Laboreiro, adaptando-se à morfologia do terreno. Trata-se de uma fortificação medieval, composta por castelo e cerca urbana, possivelmente construída no séc. XII/XIII, e de que subsistem apenas as muralhas. A povoação intramuros terá sido abandonada ainda na Idade Média, passando a vila para uma cota inferior.

Da antiga fortificação medieval, subsistem restos das muralhas e vestígios da torre de menagem e de uma velha cisterna. A porta principal, designada Porta do Sol, é visível do lado nascente, enquanto a Porta da Traição ou do Sapo, no lado norte, dá acesso ao terreiro interior.

A história deste local começou na Idade do Ferro, sendo mais tarde aqui construída a fortaleza, pela mão de D. Afonso Henriques. Depois de ser destruída por um violento temporal, D. Dinis reconstruiu a fortaleza, pela sua importância estratégica na defesa da fronteira.

COMO CHEGAR >

PLANEIE A SUA VISITA
CRIAR ROTEIRO

Love & share Gerês: