Pincães

Cabril, Montalegre

No lugar de Pincães conservam-se ainda núcleos de construções tradicionais pouco alterados, que nos contam muito sobre as tradições e a cultura desta comunidade de montanha. São exemplos os espigueiros, os moinhos, as cortes do gado e as casas de habitação, as calçadas que marcam o caminho para a serra ou para os campos agrícolas, o lagar, a Pedra d’Água, entre outros.
Os costumes e as atividades tradicionais permanecem bem vivos. O quotidiano das pessoas que aqui vivem continua a ser marcado pela lida do gado e dos campos e pelo aproveitamento dos recursos do baldio. O fumeiro e o mel são também atividades económicas importantes para esta comunidade.
As suas caraterísticas biofísicas e climatéricas conferem a Pincães uma notável biodiversidade, com destaque para as áreas de carvalhal e as áreas de matos que se encontram a maiores altitudes. Estes dois tipos de habitats predominantes conservam uma assinalável diversidade de espécies de flora e de fauna silvestres. Merece ainda referência a afamada Cascata de Pincães, uma das mais notáveis e belas da região do Barroso. É acessível, a pé, por um caminho antigo que sai da aldeia em direção ao lagar.

COMO CHEGAR >

PLANEIE A SUA VISITA
CRIAR ROTEIRO

Love & share Gerês: