Rio de Pincães (Cascata de Pincães)

Cabril, Montalegre

O rio de Pincães corre aqui numa garganta relativamente profunda, para o rio Cávado, precipitando-se de forma abrupta na vertente granítica, formando a cascata de Pincães.
De uma forma simples, as cascatas são formações geomorfológicas nas quais os cursos de água são interrompidos por um desnível acentuado, que por sua vez resultou dos diferentes graus de dureza da rocha predominante (descontinuidades geológicas), neste caso do granito. Para além da litologia e da tectónica, as cascatas dependem também das condições climatéricas existentes, sendo que maiores quantitativos de precipitação favorecem a escorrência e o escoamento fluvial.

A cascata de Pincães deve ser visitada pelo caminho que vem da aldeia, com a devida cautela para evitar quedas. É uma das mais belas cascatas e uma das mais visitadas do Parque Nacional da Peneda-Gerês. A queda de água precipita-se de uma altura de cerca de 20 metros, alimentando uma pequena lagoa de água translucida, muito convidativa à contemplação, ao relaxamento, à fotografia e ao lazer.

COMO CHEGAR >

PLANEIE A SUA VISITA
CRIAR ROTEIRO

Love & share Gerês: