O Soajo é uma das mais típicas e pitorescas aldeias da região. Foi vila e sede de concelho entre 1514 e meados do século XIX e em 2009 foi novamente elevada à categoria de vila. Pertence ao concelho de Arcos de Valdevez e situa-se numa das vertentes da serra do Soajo. Para além da Vila, a freguesia de Soajo engloba mais cinco lugares: Bairros, Souto e Teso, que ficam muito próximos do lugar da Vila, e mais afastados encontram-se os lugares de Vilar de Suente e o de Vilarinho das Quartas.
A Vila de Soajo é muito conhecida pelo seu grandioso núcleo de espigueiros (classificados como Imóvel de Interesse Público), construídos sobre uma gigantesca laje granítica. O núcleo pode ser visitado, seguindo as indicações no local. Os espigueiros de Soajo são ainda utilizados pela comunidade local para a secagem do milho.
Não deixe de visitar o centro histórico da Vila, onde se encontra o Largo do Eiró e o Pelourinho de Soajo. Aprecie arquitetura local e os arruamentos, com pavimento de lajes de granito, que preservam ainda parte da matriz medieval.
Em Soajo existem inúmeras casas de turismo no espaço rural, restaurantes com gastronomia típica, algum comércio e outros serviços úteis.