Schedule of events

Enjoy your visit in the best way! See here the schedule of events.

RSS CHANNEL


Montalegre (50)


29

Sep

VII Transcávado BTT-GPS

Nos dias 30 de setembro e 1 de outubro deste ano, acontece a sétima edição do Transcávado, evento desportivo que liga Esposende (Foz) a Montalegre (Nascente do Cávado). Lembre-se que estamos a falar de um cartaz que passa por nove municípios (Montalegre, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Amares, Vila Verde, Braga, Barcelos e Esposende), pertencentes aos distritos de Braga e Vila Real.

Continuar a ler

04

Mar

VI Montalegre Urban Fit

Continuar a ler

19

Feb

Outeiro | Entrudo Folhateiro 2023

Os Folhateiros de Outeiro, com o apoio da Câmara de Montalegre, promovem o "Entrudo Folhateiro" na aldeia de Outeiro. Uma jornada de folia que promete juntar dezenas de pessoas no centro desta localidade do concelho. Pelo meio está prevista, a queima do entrudo, merenda comunitária e uma feira de produtos tradicionais.

Continuar a ler

11

Feb

Borralha | Exposição - "Pontos de Vista"

O Ecomuseu de Barroso - Centro Interpretativo das Minas da Borralha irá ter patente no seu espaço a exposição de fotografia "Pontos de Vista", de Paulo Portela, de 11 de fevereiro a 30 de março. De lembrar que esta exposição, em 2019, esteve aberta ao público na sede do Ecomuseu, em Montalegre.

Continuar a ler

02

Feb

Reunião do Executivo Municipal

MUNICÍPIO DE MONTALEGRE | EXECUTIVO MUNICIPAL (REUNIÃO - CONVOCATÓRIA - 02.02.2023)

Continuar a ler

01

Feb

Biblioteca Municipal | Programação (fevereiro 2023)

Montalegre | Biblioteca Municipal - Programação (fevereiro 2023)

Continuar a ler

27

Jan

Exposição | "Serrinhas e Serranchins"

A exposição "Serrinhas e Serranchins" está patente ao público, na sede do Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes, em Montalegre, de 27 de janeiro a 30 de abril.

Continuar a ler

26

Jan

Seminário (Híbrido) | "Barroso Património Agrícola Mundial"

O auditório da biblioteca municipal de Montalegre recebe esta quinta-feira, pelas 17h30, um seminário híbrido subordinado ao tema "Barroso Património Agrícola Mundial". Trata-se do primeiro seminário da segunda edição do ciclo de conferências da RIBAT-ON, "Barroso Património Agrícola Mundial”, que tem como orador Adelino Bernardo, Assessor na Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte. Esta ação está inserida numa iniciativa da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Tâmega numa parceria com a Rede Casas do Conhecimento e que conta com a presença da Casa do Conhecimento de Vila Verde. As ações promovidas em rede visam dar a conhecer as regiões das diferentes Casas do Conhecimento, promover a partilha e o debate de temáticas de interesse, fomentar a partilha de boas práticas entre diferentes agentes culturais dos territórios. Quem desejar participar deve proceder à respetiva inscrição neste link.

Continuar a ler

26

Jan

Reunião do Executivo Municipal

MUNICÍPIO DE MONTALEGRE | EXECUTIVO MUNICIPAL (REUNIÃO - CONVOCATÓRIA - 26.01.2023)

Continuar a ler

21

Jan

RTP em direto na Feira do Fumeiro

A RTP vai emitir o programa Aqui Portugal a partir da Feira do Fumeiro de Montalegre nos dias 21 (sábado) e 22 (domingo). Uma super emissão, em direto, que irá potenciar o alcance da "rainha do fumeiro" e dos produtos locais e que chegará aos quatro cantos do Mundo. Imperdível.

Continuar a ler

19

Jan

XXXII Feira do Fumeiro | 19 a 22 janeiro 2023

A próxima Feira do Fumeiro de Montalegre já tem data marcada: 19 a 22 de janeiro 2023. Um mês tremendo de divulgação do concelho tendo em conta que na semana anterior realiza-se a Sexta 13 de Montalegre, a primeira do ano.

Continuar a ler

13

Jan

Exposição | "Notícias de Barroso" (1972 a 2005)

É inaugurada esta sexta-feira, pelas 15 horas, na sede do Ecomuseu de Barroso, em Montalegre, uma exposição que lembra as principais manchetes que fizeram parte do jornal "Notícias de Barroso" (1972 a 2005), matutino que esteve sob a orientação do padre Fontes. Exposição | "Notícias de Barroso" (1972 a 2005) - BOOK

Continuar a ler

13

Jan

Montalegre | "Sexta 13"

Montalegre vive a primeira "Sexta 13" do ano em janeiro. É o regresso do maior espetáculo de rua de Portugal para satisfação dos milhares de amantes deste evento deveras singular. Brevemente iremos divulgar o programa agendado.

Continuar a ler

07

Jan

Montalegre | Concerto "Ano Novo" no Auditório Municipal

A Banda Musical de Parafita sobe ao palco do auditório municipal de Montalegre, no próximo 7 janeiro, pelas 21 horas, para realizar o tradicional concerto de ano novo. A entrada é livre.

Continuar a ler

07

Jan

Fafião | XI Festa do Porco e do Fumeiro

No primeiro sábado do ano, volta a tradição à turística aldeia de Fafião, concelho de Montalegre. Falamos da XI "Festa do Porco e do Fumeiro em Fafião". Um evento, organizado pela associação local, que mostra a excelência dos produtos da terra. As inscrições estão abertas.

Continuar a ler

05

Jan

Reunião do Executivo Municipal

MUNICÍPIO DE MONTALEGRE | EXECUTIVO MUNICIPAL (REUNIÃO - CONVOCATÓRIA - 05.01.2023)

Continuar a ler

01

Jan

Biblioteca Municipal | Programação (janeiro 2023)

Montalegre | Biblioteca Municipal - Programação (janeiro 2023)

Continuar a ler

01

Jan

Janeiro a Março 2023

A cultura é um conjunto de expressões humanas do universo simbólico que têm o seu sentido socialmente compartilhado por um grupo a ponto de essa construção se agregar como parte da comunidade. É a própria identidade de um povo, de uma comunidade, nação, de uma sociedade. VIVA BARROSO apresenta-se em dia de Reis à comunidade, pretendendo ser um elemento promotor e difusor de cultura, transmitindo uma identidade social e cultural do concelho de Montalegre. Pretende, ainda, constituir-se como um instrumento de promoção do território, alavancando o desenvolvimento local,promovendo e divulgando os diferentes produtos culturais, configurados numa atração turísticocultural. Convidamo-lo(a) a degustar a sua Agenda Cultural, descarregando o documento completo no link abaixo: VIVA BARROSO - Agenda Cultural (Jan/Mar 2023)

Continuar a ler

22

Dec

Assembleia Municipal de Montalegre (5.ª Sessão Ordinária)

Assembleia Municipal de Montalegre (5.ª Sessão Ordinária) - CONVOCATÓRIA - 22.12.2022

Continuar a ler

19

Dec

Estratégia de Desenvolvimento Rural 2030 | Sessão de esclarecimento

No próximo dia 19 de dezembro a ADRAT (Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega) realiza, no concelho de Montalegre, no Salão Nobre da Câmara Municipal, pelas 14h30, uma sessão de esclarecimento no âmbito da preparação da “Estratégia de Desenvolvimento Rural 2030”. O objetivo é apresentar as linhas orientadoras e realizar um ponto de situação da atual implementação do programa.

Continuar a ler

17

Dec

Dança | Espetáculo de Natal no Auditório Municipal

A Academia de Música e Ballet Mozart leva a toda a população de Montalegre um espetáculo realizado pelos alunos da Academia, composto por música e dança, com os temas mais conhecidos do Natal. Um trabalho realizado nos primeiros meses do novo ano letivo. Este espetáculo, a realizar no auditório municipal de Montalegre no próximo 17 dezembro, pelas 21h00, conta com a participação de alunos das disciplinas de Ballet, Hip Hop e Música. Um presente ideal para toda a família.

Continuar a ler

15

Dec

Reunião do Executivo Municipal

MUNICÍPIO DE MONTALEGRE | EXECUTIVO MUNICIPAL (REUNIÃO - CONVOCATÓRIA - 15.12.2022)

Continuar a ler

12

Dec

XXII Exposição de Presépios na Biblioteca Municipal

Está em exibição, até 6 de janeiro, a já tradicional exposição de presépios na biblioteca municipal de Montalegre. Quem visitar a XXII Edição vai ao encontro de uma centena de exemplares. A mostra pretende evocar o espírito natalício e as tradições de Barroso associados à melhor literatura.

Continuar a ler

10

Dec

Teatro | "O Natal de Lazarinho"

A Animodia - companhia de teatro e artes performativas, produtora de espetáculos culturais, sedeada em Vila Pouca de Aguiar - apresenta no próximo 10 de dezembro, pelas 21h30, no auditório municipal de Montalegre, a peça "O Natal de Lazarinho".

Continuar a ler

06

Dec

Concurso de decorações "Natal Alegre"

Está de regresso o concurso "Natal Alegre", iniciativa promovida pelo município de Montalegre e Ecomuseu de Barroso onde é desafiada a população do concelho a aderir ao concurso de decorações de Natal. O "público alvo" passa pelas habitações, montras e lojas comerciais e pelas associações locais. O objetivo desta ação visa «fomentar e impulsionar a criatividade, os valores de natal e envolvência comunitária, que simultaneamente constitui uma forte atração turística do concelho». As inscrições, de caráter obrigatório e gratuito, decorrem de 1 a 5 de dezembro. Referir que face à legislação em vigor - que respeita o Plano de Poupança de Energia 2022-2023, aprovado e publicado pelo Conselho de Ministros, em setembro deste ano - a utilização da iluminação natalícia deve ser ajustada para o horário compreendido entre as 18h00 e as 24h00.

Continuar a ler

01

Dec

Biblioteca Municipal | Programação (dezembro 2022)

Montalegre | Biblioteca Municipal - Programação (dezembro 2022)

Continuar a ler

30

Nov

Reunião do Executivo Municipal

MUNICÍPIO DE MONTALEGRE | EXECUTIVO MUNICIPAL (REUNIÃO - 30.11.2022)

Continuar a ler

26

Nov

Dança | "Christine Veen" no Auditório Municipal

A escola de dança "Christine Veen" sobe ao palco do auditório municipal de Montalegre no próximo 26 de novembro, pelas 21h30. Sublinhar que estamos perante uma escola que «oferece um leque de modalidades diversificadas, abarcando vários estilos, desde a contemporânea, passando pelo jazz, hip hop, disco e latina. O principal ingrediente desta escola de dança é o ambiente motivador e jovial alicerçado numa visão ampla do que é dançar, sendo o principal objetivo promover e ensinar o gosto pela dança enquanto forma de comunicação e de expressão artística». O espetáculo está aberto a toda a comunidade.

Continuar a ler

25

Nov

Teatro | "Escolhas do Passado"

Fundado em 1980, o Teatro Experimental Flaviense (TEF) apresenta, no próximo 25 de novembro, pelas 21h30, no auditório municipal de Montalegre, a peça teatral "Escolhas do Passado", por Pedro Freitas. A entrada é livre.

Continuar a ler

25

Nov

Ecomuseu no I Encontro para Salvaguarda do PCI

O Ecomuseu de Barroso participa, no próximo sábado, no I Encontro Nacional para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, iniciativa que surge na continuidade de várias outras, nomeadamente do ciclo «O Património Cultural Imaterial em Portugal» e das «Jornadas Regionais» que envolveram o Médio Tejo, a Região Norte, o Alentejo, a Beira Interior e a Região do Algarve. Uma ação organizada pela Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. O técnico Pedro Araújo - tendo como "pano de fundo" os 36 anos do Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes - irá explicar o impacto da figura do padre Fontes «para a salvaguarda do Património Cultural Imaterial Português.» A gare marítima de Alcântara (Lisboa) é o palco deste evento estendido ao longo do fim de semana.

Continuar a ler

18

Nov

Ecomuseu | Exposição - "A Preto e Branco"

A sede do Ecomuseu de Barroso, em Montalegre, acolhe uma exposição da autoria de António Alijó intitulada "A Preto e Branco". Os trabalhos podem ser observados de 18 de novembro a 22 de janeiro do próximo ano.

Continuar a ler

18

Nov

Solidariedade | Campanha SER +

De 18 de novembro a 15 de dezembro está de volta mais uma edição da campanha solidária "SER+", iniciativa levada a cabo pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Montalegre. Uma iniciativa - visa recolher livros e brinquedos para, por ocasião do Natal, presentear as crianças e jovens mais desfavorecidos do concelho - que engloba a colaboração do município de Montalegre (através da biblioteca municipal), CLDS 4G Ser + Barroso, Creche da Santa Casa da Misericórdia de Montalegre, Centro Social e Paroquial de Cabril e Centro de Saúde de Montalegre.

Continuar a ler

14

Nov

Reunião Extraordinária do Executivo Municipal

MUNICÍPIO DE MONTALEGRE | EXECUTIVO MUNICIPAL (REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA - CONVOCATÓRIA - 14.11.2022)

Continuar a ler

14

Nov

BUPi (Agenda) | 14 a 18 novembro

BUPi (Agenda) | 14 a 18 novembro 2022

Continuar a ler

12

Nov

Salto | Magusto Comunitário

Continuar a ler

12

Nov

Fumeiro | Sessões de Capacitação

A presidente do município de Montalegre, Fátima Fernandes, marca presença este sábado, na sala polivalente do Pavilhão Multiusos, na abertura de um conjunto de sessões de esclarecimento promovidas pela Associação dos Produtores de Fumeiro de Montalegre. Trata-se de uma ação de capacitação conjunta dedicada ao tema da "Cura e Secagem do Presunto Tradicional". Na segunda parte desta ação será analisado um caso prático de produção de presunto numa cozinha tradicional de fumeiro de referência do concelho.

Continuar a ler

12

Nov

Pitões das Júnias | VIII Magusto Celta

A turística aldeia de Pitões das Júnias, concelho de Montalegre, promove no próximo 12 de novembro mais uma edição do Magusto Celta. Um evento em crescendo composto por várias atividades programadas ao longo do dia. Falamos de uma iniciativa organizada pela junta de freguesia local e que conta, entre outros, com o apoio do município de Montalegre.

Continuar a ler

12

Nov

Salto (Ecomuseu) | Formação em tecelagem manual

A Câmara Municipal de Montalegre, através do Ecomuseu de Barroso - Casa do Capitão (Salto), leva a efeito uma ação de formação, ministrada por Fernando Rei ao longo de 50 horas, nos meses de novembro (12, 19 e 26) e dezembro (1, 3 e 17). O objetivo desta aposta - aberta, no máximo, a 10 participantes - passa por capacitar os formandos para o trabalho criativo em contexto de tecelagem manual; promover as técnicas tradicionais de tecelagem manual, adaptando-as às formas contemporâneas de tecer e criar e desenvolver competências técnicas que permitam aos formandos desenvolver projetos autónomos na área da tecelagem manual.

Continuar a ler

11

Nov

Magusto Municipal 2022

Continuar a ler

05

Nov

Fafião | XI Trilho do Medronheiro

No primeiro sábado de novembro realiza-se na aldeia comunitária de Fafião, concelho de Montalegre, o XI Trilho do Medronheiro, iniciativa organizada pela Associação Vezeira e que conta, entre outros, com o apoio do município de Montalegre.  

Continuar a ler

03

Nov

Reunião do Executivo Municipal

MUNICÍPIO DE MONTALEGRE | EXECUTIVO MUNICIPAL (REUNIÃO - CONVOCATÓRIA - 03.11.2022)

Continuar a ler

01

Nov

Biblioteca Municipal | Programação (Novembro 2022)

Montalegre | Biblioteca Municipal - Programação (Novembro 2022)

Continuar a ler

31

Oct

Halloween em Vilar de Perdizes

A mística aldeia de Vilar de Perdizes, concelho de Montalegre, volta a celebrar o Halloween no último dia deste mês. Uma noite diferente que reforça a oferta turística do concelho ao mesmo tempo que promove a gastronomia local. Este cartaz - apoiado pelo município de Montalegre e pela junta de freguesia local - é organizado pela Associação de Defesa do Património de Vilar de Perdizes.

Continuar a ler

30

Oct

Outeiro | Desfolhada tradicional 2022

No último domingo deste mês, a Associação Mountain Riders, em Outeiro, no concelho de Montalegre, organiza mais uma desfolhada tradicional. Pela manhã os visitantes realizam uma caminhada onde podem disfrutar da beleza da paisagem. Durante a tarde, os envolvidos são desafiados a observar e participar o corte do milho e a desfolhada na eira. 

Continuar a ler

24

Oct

BUPi (Agenda) | 24 a 28 outubro

BUPi (Agenda) | 24 a 28 outubro 2022

Continuar a ler

22

Oct

Borralha | II Encontro de Micologia

O Ecomuseu de Barroso - Centro Interpretativo das Minas da Borralha promove no dia 22 deste mês o II Encontro de Micologia. A inscrições são gratuitas, porém obrigatórias, e devem ser feitas até ao dia 20 de outubro para o endereço de e-mail minasborralha@ecomuseu.org ou pelo contacto telefónico +351 276 009 141.

Continuar a ler

21

Oct

Livro | "Custa a Verdade Abdicar dos Bifes" (Apresentação)

Vencedor do II Prémio Literário Bento da Cruz (2019), o romance "Custa a verdade abdicar dos bifes", da autoria de Joaquim Borges César (J.B. César), é apresentado publicamente, no auditório da biblioteca municipal de Montalegre, no próximo dia 21, pelas 21 horas.

Continuar a ler

20

Oct

Reunião do Executivo Municipal

MUNICÍPIO DE MONTALEGRE | EXECUTIVO MUNICIPAL (REUNIÃO - CONVOCATÓRIA - 20.10.2022)

Continuar a ler

18

Oct

Webinar | "Literacia digital promotora de sustentabilidade"

Integrado no programa nacional "Sensibilizar, envolver e mobilizar: Iniciativa pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social" - a decorrer entre 17 a 24 deste mês - o município de Montalegre promove no auditório da biblioteca municipal a realização de uma webinar, na próxima terça-feira (11h00-12h00), subordinada ao tema "Literacia Digital promotora de sustentabilidade – ODS 1 – Erradicar a Pobreza". Esta iniciativa pede inscrição através do preenchimento de um formulário. MONTALEGRE - Biblioteca Municipal (Webinar - 18.10.2022) QRCodeMONTALEGRE - Biblioteca Municipal (Webinar - 18.10.2022) - INSCRIÇÃO (Formulário)

Continuar a ler

15

Oct

Salto (Ecomuseu) | Exposições - "Serrinhas e Serranchins" e "Trabalhos do Campo"

O Ecomuseu de Barroso - Casa do Capitão, na vila de Salto, acolhe de 15 de outubro a 15 de janeiro do próximo ano, duas exposições com os nomes "Serrinhas e Serranchins" (coleção do Ecomuseu de Barroso) e "Trabalhos do Campo", da autoria da artista galega Mercedes Vázquez Saavedra.

Continuar a ler

Arcos de Valdevez (15)


25

Mar

Frankie Chavez + 47 de Fevereiro no Sons de Vez

25 de Março – Frankie Chavez + 47 de Fevereiro A música de Frankie Chavez conjuga diferentes tipos de sonoridades, um Blues/Folk composto por ambientes limpos e outros mais crus, difícil de catalogar num só termo. Na sua já extensa carreira, conta com três álbuns editados: a estreia em 2011 com “Family Tree” depois de um primeiro lançamento de EP, “Hearts and Spine” de 2014 que lhe viria a abrir as portas à internacionalização e, ainda, “Double or Nothing” editado em 2017 “um álbum de histórias que vão desde a perda ao nascimento, de andar na estrada, ao tempo que perdemos em coisas fúteis. Fala também de amor e de relações impossíveis. E fala de atentados terroristas e de privação de liberdade.” Oriundos da cidade do Porto, 47 de Fevereiro expressa a visão de jogo que emana dos seus elementos titulares, sem filtros ou condicionalismos, rematando e driblando palavras e acordes sob a forma de Rock'n'Roll com uma marcada analogia conceptual constante ao mundo do futebol clássico. Nascidos das cinzas dos Touro, mítica banda do underground portuense, a máquina de Rock'n'Roll começou a ser montada em finais de 2013, afinada durante 2 anos e em dezembro de 2015 acontece a primeira apresentação ao público dos 47 de Fevereiro. Hoje, já com 2 álbuns editados, sobem ao palco do Sons de Vez com honras de fecho desta 21ª Edição.

Continuar a ler

18

Mar

Dapunksportif no Sons de Vez

18 de Março – Dapunksportif O eterno retorno que nos assola os dias faz-nos rodopiar numa espiral de contradições onde o coração se opõe à mente e o ritmo à nossa volta não consegue acompanhar o que nos guia interiormente. “Old, New, Fast’n’Slow”, nome que dá título ao último trabalho de originais dos Dapunksportif é o confronto que temos diariamente com o mundo à nossa volta e com todas essas dicotomias. É a banda sonora que nos abana e personifica instrumentalmente as questões que vamos criando. São 10 canções que transpiram rock’n’roll, onde os riffs das guitarras abraçam o calor do baixo, as teclas criam a ambiência aconchegante e dançante e a bateria nos vai guiando pelo caminho. São 10 canções fortes que abordam temas atuais, constantes e preocupantes e que ficam a ressoar no ouvido em loop, tal como esta espiral diária para onde somos sugados. “Old, New, Fast’n’Slow”, o quinto da carreira da banda, conta com Paulo Franco (voz e guitarra rítmica e baixo), João Guincho (voz, guitarra e baixo), Fred Ferreira (bateria, teclas), Vicente Santos (teclas) e Filipe Brito (baixo) e com a participação especial de Cabrita (saxofone) na música “Raw & Vulnerable”.

Continuar a ler

11

Mar

Valter Lobo + Manuel de Oliveira no Sons de Vez

11 de Março – Valter Lobo +  Manuel de Oliveira   Valter Lobo é um cantautor que se afirmou em 2016 com a edição do seu primeiro álbum, “Mediterrâneo”, assumindo-se cada vez mais como um artista verdadeiramente independente em todas as formas: do pensamento e composição até à forma de comunicar, sem moda ou apropriação estilística. Em 2022 lançou “Primeira Parte de um Assalto”, uma viagem imersiva por canções repletas de emoção. Nestes nove temas, Valter Lobo expõe-se a outro nível e isso sente-se em cada frase, notando-se todo um cuidado em fazer passar mensagens para os ouvintes, com quem mantém uma ligação de extrema proximidade como poderemos comprovar nesta edição do Sons de Vez, onde o autor regressa 10 anos depois. Na música de Manuel de Oliveira, fronteira, território, comunidade e identidade serão sempre palavras-chave. Se todo o artista procura a forma original de se expressar, em Oliveira, do primeiro “Ibéria” ao mais recente “Entre-Lugar” que servirá de mote a esta apresentação, a música é sempre a tentativa de reconstruir um território e uma identidade, a procura constante por algo sempre inacabado, como uma comunidade ou uma voz. Nessa constante metamorfose existencial, enquanto guitarrista, compositor e produtor, tem-nos revelado, ao longo de mais de 20 anos, uma obra de identidade singular, imediatamente reconhecível na sua constante mutação.

Continuar a ler

04

Mar

The Black Mamba no sons de Vez

04 de Março – The Black Mamba The Black Mamba são uma das bandas portuguesas mais enérgicas, emocionantes e apaixonantes que podemos ver ao vivo. A formação teve início em maio de 2010 e daí começaram a percorrer o universo do blues, soul e funk, adaptando-o ao seu habitat natural, sem nunca mais parar. Dez anos e três álbuns depois, foram convidados a participar do Festival da Canção, promovido pela RTP, vencendo a edição com o tema “Love is on my side”, que acabou por representar Portugal na Eurovisão. The Black Mamba encontra-se agora a ultimar o quarto álbum de originais que se irá chamar “Last night in Amsterdam”, trabalho inspirado na viagem da banda a Amesterdão e em histórias da vida da cidade nos anos 70, um álbum de soul, funk, rythm e blues, do qual já estão cá fora os temas “Love is on my side”, “Crazy Nando” e “Sweet Amsterdam”.

Continuar a ler

26

Feb

Arte aos quadradinhos: Mosaicos romanos

26.FEV. DOM. / 10H30 – Arte aos quadradinhos: Mosaicos romanos Nesta atividade os participantes irão descobrir como os romanos construíam os mosaicos que decoravam os pavimentos de casas, palácios e termas. Através de tesselas coloridas os participantes irão fazer o seu próprio mosaico, inspirados nos mosaicos de época romana. Público-alvo: famílias Domingo | 10h30 Dinamização: Sílvia Mendes (Time Stories / Húmus – Arqueologia e Património Cultural) Atividades gratuitas, sujeitas a inscrição prévia. As inscrições poderão ser efectuadas presencialmente ou através dos contactos: Email: pacodegiela@cmav.pt Telefone: 258 520 529

Continuar a ler

25

Feb

TAXI + Ardours no Sons de Vez

25 de Fevereiro – TAXI + Ardours   Os TAXI nasceram no Porto, em 1979. Absorvendo a influência musical pós-punk, new wave e ska, compunham e interpretavam temas originais cantados em inglês. Dois anos mais tarde, em 1981, foram “descobertos” pela editora Polygram e com esse enconto surge o convite para gravarem um álbum, com a condição de ser cantado integralmente em português. Nascia o primeiro disco de ouro do rock português. Apenas um ano depois, “Cairo”, também ele disco de ouro, vê a luz do dia e os TAXI ganham o estatuto de banda de culto. Hoje em dia, é impossível falar deles sem imediatamente nos virem à cabeça temas como “Chiclete”, “Vida de Cão”, “Lei da Selva”, “Rosete” ou “Cairo”, entre muitos outros que fazem parte do imaginário de milhares de portugueses. Os Ardours, que por sua vez terão honras de abertura da noite, são uma banda de rock alternativo formado em 2015 por Mariangela Demurtas, ex-vocalista dos Tristania, e Kris Laurent, que pertenceu aos Cadaveria. Influenciados pelo new wave e pelo revivalismo dos anos 80, trazem na algibeira o álbum de estreia “Last place on Earth”, editado em 2019, e também dois EP’s “Eu4ria EP” e o mais recente “Anatomy of a moment”.

Continuar a ler

24

Feb

Exibição do filme " Magic Mike: a última dança"

24 e 26 sexta e domingo às 22h00 MAGIC MIKE: A ÚLTIMA DANÇA Drama, Comédia Realização: Steven Soderbergh Com Channing Tatum, Salma Hayek, Caitlin Gerard, Juliette Motamed, Christopher Bencomo, Ellen Marguerite Cullivan.

Continuar a ler

19

Feb

Oficina de máscaras de Carnaval

19.FEV. DOM. / 10H30 – Oficina de máscaras de Carnaval Oficina criativa onde as crianças poderão dar “asas” à sua imaginação e desenvolver a sua própria máscara, a qual poderão usar no Corso Carnavalesco. Público-alvo: famílias Domingo | 10h30 Dinamização: Prof. Fátima Fernandes Atividades gratuitas, sujeitas a inscrição prévia. As inscrições poderão ser efectuadas presencialmente ou através dos contactos: Email: pacodegiela@cmav.pt Telefone: 258 520 529

Continuar a ler

18

Feb

Classe Crua no Sons de Vez

18 de Fevereiro – Classe Crua   A colaboração já era conhecida há algum tempo. Também já se sabia que Sam The Kid é um dos maiores produtores nacionais e que a voz de Beware Jack tinha muito a dar às rimas do hip hop tuga. O que não se sabia era que 2019 era o ano escolhido para finalmente meter cá fora “Classe Crua”, um dos álbuns do ano. As ideias começaram em 2016, mas antes disso Samuel Mira já era reconhecidamente um dos nomes grandes do hip hop português e Beware Jack fazia o seu caminho, já com 4 álbuns editados. Nesse ano, saiu “Engana” primeira amostra do que com muita calma iria ser feito. Nesse percurso, os dois músicos, resolveram aprimorar trabalho e convidar alguns dos maiores nomes da música lusófona para colaborar no projecto. Chullage, Phoenix RDC, RAPadura, Francisco Rebelo, João Gomes, Silab ou AMAURA tornaram aquilo que já se antevia muito bom, numa das obras de referência dos últimos anos do hip hop nacional.  

Continuar a ler

18

Feb

Porta do Mezio - ARDAL promove curso de Astronomia

No âmbito do programa de atividades do Parque de Observação de Estrelas, a Porta do Mezio, certificada como "Starlight Stellar Park, irá realizar um curso de astronomia, no dia 18 de Fevereiro, nas instalações da Porta do Mezio.  Este curso é direcionado para o público em geral, as inscrições são obrigatórias e os interessados devem se inscrever através do 258 510 100 ou www.portadomezio.com Curso de Astronomia – Introdução à Observação de Estrelas   Data: 18 de fevereiro  Local: Porta do Mezio, Arcos de Valdevez Destinatários: Publico geral Preço: 20€/participante Inscrições até 16 de fevereiro   Programa: 9:30 - 12h30 Introdução à Astronomia: definições e conceitos básicos; estrelas e o seu ciclo de vida; sistema solar; astronomia vs astrologia; princípios de mecânica celeste; constelações; mapas e cartas celestes: leitura e interpretação;   12:30 Pausa para Almoçar   14:30 - 18h30 Observação a olho nu: fisiologia, técnicas de observação, objetos observáveis; mapas, software e outras ferramentas; introdução aos instrumentos de observação do céu noturno (telescópios e binóculos);   19:00 Pausa para Jantar   20:00 - 23:00  Aula prática de Astronomia e observação de astros: visita guiada às estrelas, identificação de estrelas e constelações; princípios de navegação usando as estrelas; mecânica celeste; lendas e contos contados pelas constelações;  Introdução à observação de estrelas usando binóculos e telescópios; manuseamento de instrumentos de observação; aula prática de Astronomia e observação de astros;   

Continuar a ler

18

Feb

Apresentação de Livro "Há um fio de luz nesta penumbra"

No dia 18 de Fevereiro acontece o lançamento do novo livro de Albertina Fernandes, que terá lugar na sala da varanda da Casa das Artes de Arcos de Valdevez. A apresentação estará a cargo do poeta Carlos Peres Feio e haverá uma pequena participação performativa do Grupo de Teatro do Vez.HÁ UM FIO DE LUZ NESTA PENUMBRA é um romance em que as diversas personagens envolvidas na trama se manifestam como narradores, de acordo com a perspetiva de cada uma e o conhecimento que julgam ter dos acontecimentos. Poderemos chamar-lhe um livro juvenil? Ou antes uma narrativa (de ficção) para jovens e adultos, cuja problemática gira em torno de adolescentes expostos aos perigos de sedução e assédio dos mais velhos?O leitor o dirá quando tiver a oportunidade e a curiosidade de nele penetrar. Deste livro escreveu a ilustre escritora Luísa Ducla Soares: (...) Exige uma certa maturação de quem o lê, pelas considerações que apresenta, especialmente por parte da professora, pelo que me parece que tanto jovens como adultos poderão ter interesse por o ler. Envolve também um certo suspense que faz o leitor manter uma curiosidade ativa. A temática é bem atual e pode levar jovens incautos a não confiarem facilmente em desconhecidos com que se envolvem em discotecas, e, por arrasto, na internet.

Continuar a ler

17

Feb

Carnaval de Arcos de Valdevez 2023

CARNAVAL Arcos de Valdevez 17 a 21 Fevereiro 2023     Dia 17 fev 2023 (sexta) CARNAVAL DA PEQUENADA   10h00 –  Cortejo Carnavalesco dos Agrupamentos Escolares e Jardins de Infância de Arcos Valdevez                  Ruas da Vila   Dia 19 fev 2023 (domingo) BAILE DE FANTASIADOS  15h00 –  MUSICAL SOND                     Roda do Vira dos Arcos              Campo do Trasladário   Dia 20 fev 2023 (segunda) BAILE DE MÁSCARAS 22h00 –  SHOW BAND                  Campo do Trasladário   Dia 21 fev 2023 (terça) MAIOR CORTEJO DE CARNAVAL DO NORTE DE PORTUGAL   15h00 –  Cortejo Carnavalesco                  Concentração no Parque de Estacionamento de Salzedas junto ao Pavilhão Desportivo Municipal                  Trajecto: Rotunda da Família – Campo do Trasladário – Rotunda da Ponte Nova   18h e 22h00  – Baile de Carnaval com a Orquestra Microson                        Campo do Trasladário Inscreve-te no MAIOR CORTEJO DE CARNAVAL DO NORTE DE PORTUGAL em ARCOS DE VALDEVEZ    

Continuar a ler

17

Feb

Exibição do filme "O Filho"

17 e 19 sexta e domingo às 22h00 O FILHO Drama Realização: Florian Zeller Com Hugh Jackman, Zen McGrath, Laura Dern, Vanessa Kirby, Anthony Hopkins, William Hope, George Cobell.

Continuar a ler

12

Feb

Workshop lenços dos namorados

12.FEV. DOM. / 10H30 – Workshop lenços dos namorados  Vamos aprender a bordar os famosos lenços dos namorados? Neste workshop será dado a conhecer as técnicas para bordar e a fazer um dos elementos tradicionais do artesanato minhoto, os Lenços dos Namorados. Os participantes conceberão o desenho/ou quadra no lenço e treinarão os diferentes pontos tradicionais portugueses. Público-alvo: Adultos Domingo | 10h30 Dinamização: Edite Teixeira Atividades gratuitas, sujeitas a inscrição prévia. As inscrições poderão ser efectuadas presencialmente ou através dos contactos: Email: pacodegiela@cmav.pt Telefone: 258 520 529

Continuar a ler

11

Feb

Rita Vian + The Stick & Rope Band no Sons de Vez

11 de Fevereiro – Rita Vian + The Stick & Rope Band   Rita Vian trabalha a sua voz e composição num espectro amplo entre a electrónica e a tradição. O fado é um capítulo muito importante na sua expressão artística, assim como a música urbana que representa a outra face desta mesma artista. Um bom exemplo disso é o remix de Branko para o single “Sereia”. Assim como “Purga”, considerado pela plataforma digital TIDAL uma das melhores músicas de 2020, a canção nacional de 2020 pela rádio RADAR e uma das canções portuguesas que salvaram 2020 pelo Observador. Para este espetáculo no Sons de Vez traz-nos, entre outras escolhas de repertório, o seu novo EP CAOS’A, composto por cinco temas e que conta com a produção de Branko. Da música pop ao fado, à música de raiz mediterrânea e com a matriz presente de ensemble acústico, os The Stick & Rope Band propõe uma experiência musical instrumental, transversal a estilos e linguagens, procurando novos caminhos e uma identidade sonora própria. Formada por um grupo de velhos amigos, músicos e instrumentistas portugueses com larga experiência em palco, vêm na madeira e nas cordas os dois materiais que sustentam a construção dos cordofones e de todos os instrumentos de cordas com a qual se apresentam ao vivo. Uma proposta, sem dúvida, a descobrir no alinhamento deste ano do Sons.

Continuar a ler

Melgaço (0)


PLAN YOUR TRIP
CREATE ROAD BOOK

Love & share Gerês: